Undertale | |
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Logo oficial do jogo. | |
Produtor(es) | Toby Fox |
Designer(s) | Toby Fox |
Escritor(es) | Toby Fox |
Programador(es) | Toby Fox |
Compositor(es) | Toby Fox |
Artista(s) | Toby Fox Temmie Chang |
Motor | Game Maker: Studio |
Plataforma(s) | Microsoft Windows,OS X[1] |
Data(s) de lançamento |
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Gênero(s) | RPG |
Modos de jogo | Single player |
Undertale (por vezes grafado como UnderTale ou UNDERTALE) é um RPG eletrônico desenvolvido independentemente por Toby Fox para Microsoft Windows e OS X. Undertale foi anunciado pela primeira vez em meados de 2013 e foi lançado para todo o mundo em 15 de setembro de 2015.
Undertale inicia contando sobre o passado, no qual monstros e humanos co-existiam no planeta. Após uma guerra, os monstros foram derrotados e selados embaixo de uma montanha. O jogo então volta para o presente e passa a focar na história de uma criança que caiu dentro da montanha onde os monstros agora vivem.[2]
No final de maio de 2013, a versão de demonstração de Undertale foi lançada no site oficial do jogo.[3] No começo de junho do mesmo ano, Toby Fox iniciou uma campanha decrowdfunding no site Kickstarter, pedindo por cinco mil dólares para completar seu jogo.[4] No mesmo dia de lançamento o projeto já havia arrecadado todo o necessário,[5] até o fim do mês havia arrecadado pouco mais que vinte mil dólares,[6] terminando a campanha com pouco mais que cinquenta mil dólares arrecadados.[7] Undertale estava marcado para lançar em agosto de 2014,[8] porém o lançamento foi adiado para uma data futura, devido a uma pausa do desenvolvedor, que retomou a programação do jogo em maio de 2014.[7]
Toby Fox, responsável por toda a história do jogo,[9] afirmou que a falta de RPGs que "utilizam a mídia como uma método para contar histórias o máximo possível, ao invés da história e jogabilidade serem abstrações completamente separadas" foi uma das razões para ter criado Undertale.[10] Na mesma entrevista, Toby também comentou sobre o sistema de batalha presente no jogo, onde o jogador pode escolher matar ou poupar qualquer um dos inimigos: "Eu queria criar um RPG onde você pode virar amigo de todos os chefões. Onde não matar é uma opção válida."[10] Falando com Megan Farokhmanesh, do site Polygon, Toby também disse que, com a opção de poupar um inimigo, a culpapassa a fazer parte da escolha realizada pelos jogadores.[11] O sistema de batalha, a primeira parte do jogo a ter sido desenvolvida,[10] foi inspirado em vários jogos diferentes: a possibilidade de conversar foi baseada na franquia Shin Megami Tensei, enquanto que a parte de defesa no RPG Mario & Luigi e no bullet hell Touhou Project.[9]
A personagem Toriel, um monstro que toma conta do personagem principal, foi criada para ser "uma paródia de personagens de tutoriais."[10] Toriel resgata o jogador após este cair no buraco, e o guia através de salas contendo desafios, chegando a resolver alguns destes desafios pelo jogador.[12] Para Toby, "se alguém estivesse realmentepreocupado com você, ele não daria as respostas. Ele resolveria os desafios e lutaria contra os monstros por você." Outro motivo para a adição de Toriel ao jogo foi o de representar uma figura materna em um RPG.[10]
[Esconder] Recepção | ||||||||||||
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Undertale foi bem recebido, com uma média de 94% no Metacritic a partir de 17 críticas,[16] sendo que boa parte dos críticos elogiaram o humor presente no jogo e o sistema de batalha, que permite poupar a vida dos inimigos. Jim Sterling comentou sobre a existência de um sistema de "escolhas morais" mais sutil do que aquele presente em jogos como BioShock e Dishonored, com "decisões que podem ter efeitos a longo prazo."[15] Ben Davis, do Destructoid, que também elogiou a moralidade das escolhas apresentadas ao jogador, disse que "um dos pontos forte de Undertale é seu maravilhoso grupo de personagens e seu senso de humor extremamente esperto."[13]
Jack de Quidt, escrevendo para o site Rock, Paper, Shotgun, disse que o combate de Undertale é "completamente bizarro e extremamente genial", já que é possível vencer todas as batalhas pacificamente, e cada uma de maneira única. Jack também elogiou o humor presente no jogo, afirmando que "o jogo [o] fez rir em voz alta em várias ocasiões mas, mais importante do que isso, é que [Undertale] entende que este tipo específico de comédia em jogos precisa ser mais do que somente diálogos engraçados". Jack criticou o tamanho do jogo, dizendo que o final possui uma qualidade muito menor se comparado com o resto do jogo.[2]
Austin Walker, do Giant Bomb, disse que, inicialmente, o humor e os sistemas presentes em Undertale "focavam nos estereótipos presentes em RPGs para consoles, como pontos de experiência, desafios com blocos, e vendedores, mas este estilo de subversão tinha perdido sua força." Porém, após jogar novamente, Walker notou como o jogo "pediu que [ele] considerasse a maneira como tinha jogado e tentasse continuar realizando os mesmos tipos de escolhas que antes." Walker chega à conclusão de que "Undertale deixa que você explore mais afundo quando quiser, e o recompensa ao seguir seu coração ao invés de sua personalidade consumativa."[14]
VEJA O VÍDEO TUTORIAL ABAIXO DE COMO BAIXAR E INSTALAR SEM TORRENT:
DOWNLOADS:
DOWNLOAD DO JOGO NA VERSÃO 1.0 (NÃO TRADUZIDA)
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DOWNLOAD DA VERSÃO ATUALIZADA COM CORES E 100% EM PORTUGUES:
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EU TESTEI TODAS ESSAS VERSÕES, E ELAS NÃO TEM NENHUM TIPO DE VIRUS!!!
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